Porquê visitar os museus de Portugal?
Os museus em Portugal não são sobre olhar para artefatos, mas são portas de entrada para a compreensão da alma do país. Eles representam uma variedade de arte tradicional portuguesa, somada a influências modernas e globais-um pouco para cada tipo de visitante. Para o amante da arte, historiador ou simplesmente curioso, os museus portugueses oferecem uma viagem cultural completa. As ricas coleções que vão desde os mosaicos romanos até as instalações de vanguarda apresentam este país como uma encruzilhada de cultura e história.
Os melhores museus para visitar em Portugal
Impressionante, dado o facto de cada um destes muitos museus espalhados por todo o país ser único em algum sentido em comparação com os seus homólogos. Neste artigo, será realizada uma discussão sobre alguns dos mais falados museus do país, representando uma variedade incomum de interesses e estilos-desde as exposições de artefatos antigos até a configuração de instalações contemporâneas.
Museu Nacional de Arte Antiga (Museu Nacional de Arte Antiga)
Localizado em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga é uma das principais instituições de arte de Portugal. A instituição possui uma enorme coleção de arte portuguesa e europeia, que vai desde o século XII até ao século XIX. Entre estes, estão as obras de alguns dos pintores portugueses mais reconhecidos, como Nuno Gonçalves e Hieronymus Bosch de outras partes do mundo. Muitos visitantes comentam a beleza do próprio museu, alojado num antigo palácio que realça ainda mais qualquer visita para acrescentar ao sentido de uma combinação arte/história falando diretamente da cultura portuguesa.
Museu Calouste Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian)
Nomeado em homenagem ao magnata do petróleo arménio Calouste Gulbenkian, este museu de Lisboa engloba uma das mais famosas coleções privadas de arte do mundo. A coleção é uma mistura eclética de arte de todo o mundo, desde pinturas europeias até arte islâmica, artefatos antigos egípcios e peças decorativas do leste asiático. A grande coisa sobre este lugar é a chance de ver obras de Rembrandt, Rubens e Monet en bloc, por assim dizer, para uma visão geral da história da arte mundial. As pessoas descreveram-no como um museu maravilhosamente organizado, e tendo uma fuga para um jardim tranquilo longe da agitação da cidade.
MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Situado em Lisboa, o MAAT é um dos mais modernos motivos que ganharam um lugar significativo na paisagem cultural portuguesa, impressionando os seus hóspedes com a sua exposição interativa e arquitectura marcante. É um monumento arquitetônico, foi projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete. A sua peculiar estrutura ondulada tem vista para o rio Tejo e cria um vínculo absolutamente orgânico entre o museu e os seus arredores. O design do MAAT, com superfícies onduladas lisas, tornou-se um favorito entre os fotógrafos e os amadores de arquitetura.
Internamente, o MAAT abriga uma infinidade de exposições que combinam os campos da arte, arquitetura e tecnologia, com muitos focados em temas relacionados à mudança climática, desenvolvimento urbano e cultura digital moderna. As exposições que se encontram no MAAT são de fato experiências interativas e imersivas que permitem aos espectadores experimentar a arte de uma nova maneira. As avaliações elogiam a capacidade do museu de envolver um visitante, especialmente usando tecnologias digitais para permitir experiências sensoriais. Sem dúvida, é um lugar para visitar para os amadores de tecnologia e arte contemporânea que cruzam.
Dicas práticas para visitar museus em Portugal
Um tour de museu em Portugal pode ser ainda mais divertido com algumas dicas práticas: Muitos museus têm dias de entrada gratuitos ou com preços baixos, geralmente aos domingos ou feriados, para que você possa facilmente correr sem muito estresse do seu orçamento. Uma ótima alternativa é obter um Lisboa Card que permite entrada gratuita ou descontos em muitos museus de Lisboa, além dos serviços de transporte.
A maioria deles fornece guias de áudio ou visitas guiadas para torná-lo ainda mais interessante, enquanto que para os grandes museus podem ter várias exposições sobre diferentes temas e cronogramas. Para momentos tranquilos, o melhor momento é visitar nos dias de semana, quando os museus nunca estão lotados. Vários museus portugueses são também amigáveis para as famílias, com exposições interativas para crianças. Estes vão tornar qualquer visita a um museu em Portugal fácil e agradável.