Serviço Social em Portugal

O trabalho social tem sido um dos sectores mais exigentes e em desenvolvimento em Portugal, que implica uma constelação de questões sociais e assistência do seu povo. Os assistentes sociais constituem uma parte importante da sociedade portuguesa na prestação de serviços aos setores vulneráveis, lutando pela justiça social e atendendo às necessidades básicas. Algumas das questões profissionais mais actuais para os assistentes sociais em Portugal relacionam-se com os muitos problemas que eles experimentam na condução das suas atividades profissionais. Desenvolver uma compreensão destes desafios e encontrar uma forma de os contornar, irá necessariamente apoiar esforços para fortalecer a profissão do trabalho social e os serviços que presta às comunidades portuguesas.

Social em Portugal
Social em Portugal

A Estrutura do Serviço Social em Portugal

Nos últimos tempos em Portugal tem-se assistido a diversas transformações no âmbito da profissão de Assistente Social devido às alterações verificadas na sociedade atual em termos económicos e políticos. Atualmente esses profissionais desempenham as suas funções numa estrutura organizada com funções específicas para cada um deles; atuam num contexto que englobam áreas como saúde educação bem como apoio social. Entidades como a Associação Portuguesade Assistentese outras organizações têm vindo apoiar o desenvolvimento desta carreira profissional bem como prestar o necessário apoio aos Assistentens Sociais. Essas entidades também apoiam medidas que visam melhorar o ambiente de trabalho e lidar com questões estruturais no campo profissional. Contudo, as limitações de recursos e as dificuldades burocráticas para oferecer serviços de forma eficiente continuam sendo obstáculos enfrentados pelo sistema.

Papel da Ordem dos Assistentes Sociais

A Ordem dos Assistentes Sociais é o órgão que rege o trabalho social como profissão em Portugal. É por isso que a OEA nasce: para regular e orientar os assistentes sociais e apoiá-los de tal forma que o seu trabalho respeite as normas éticas e as melhores práticas profissionais. Acima de tudo, a adesão à OEA oferece ao assistente social uma série de benefícios diferentes que incluem, mas não se limitam a, recursos de desenvolvimento profissional, acesso a aconselhamento jurídico e uma voz para networking e defesa. Isso também implicará a definição de padrões profissionais pela OEA para ajudar os trabalhadores sociais a manter a qualidade em seus serviços e promover seus direitos e bem-estar no local de trabalho.

Padrões portugueses de conduta ética e profissional no Serviço Social

O trabalho social em Portugal emana de padrões éticos e profissionais que orientam os profissionais na interação com os clientes e a sociedade. Os princípios éticos englobam o respeito pela autodeterminação do cliente, a obrigação de justiça social, confidencialidade e integridade. Estas normas, conforme fornecidas pela OAS, são destinadas a proteger os direitos dos clientes, garantindo ao mesmo tempo que os trabalhadores sociais contribuam para os valores em sua profissão. Seria mais difícil para os assistentes sociais respeitar esses princípios quando eles têm grandes cargas de trabalho e recursos escassos, limitando-os a atender ao seu trabalho adequadamente. Por isso, é importante que o apoio e a formação em ética sejam fornecidos continuamente para manter a integridade da profissão.

Requisitos de formação e educação para assistentes sociais

Os profissionais sociais em Portugal têm de ser intensamente formados e educados para cumprirem as normas de trabalho. A rota convencional para este respeito envolve primeiro um curso de graduação em trabalho social de uma instituição credenciada seguido por certificação profissional. A Ordem dos Assistentes Sociais estabelece certos requisitos em matéria de educação para que todos os profissionais se iniciem no campo com pelo menos um mínimo de competência. No entanto, há um problema em garantir padrões de educação de uma instituição para outra. Para alguns assistentes sociais, mais ainda, há um campo de jogo desigual para o desenvolvimento profissional contínuo-o que limita apenas suas potencialidades para resolver problemas sociais graves que estão ocorrendo ao seu redor. Não menos interessantes tópicos aqui.

Ordem dos assistentes sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *